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Brasileiro acha que smart home é 'mudança radical na vida', diz estudo

  • Foto do escritor: Marcos Scherer
    Marcos Scherer
  • 3 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Você está ansioso para ter uma casa inteligente, com dispositivos conectados entre si, sensores, lâmpadas, eletrodomésticos e muitos outros itens controlados por um único aplicativo? Segundo a empresa de pesquisas GfK, esse é um sentimento comum ao público brasileiro — embora os obstáculos para a implantação dessa estrutura ainda sejam muitos.


De acordo com o estudo GfK Consumer Life - Smart Home, consumidores de China e Brasil são os que mais esperam que as tecnologias de smart home mudem “dramaticamente” as suas vidas. Além disso, a pesquisa apontou que jovens famílias, como recém-casados ou que acabaram de ter filhos, formam o público mais quente desse setor.


Pedras no caminho


Só que essa adoção de casas inteligentes não é algo rápido. Para começar, o preço da estrutura para a casa ainda é proibitivo em muitas regiões, e só os chamados “early adopters” (os primeiros a adotarem novidades do mercado) estão conquistados nessas regiões.


"O público acredita que as casas inteligentes precisam cruzar uma barreira tecnológica para se tornarem ainda melhores, integrando IA, machine learning e mais."

“Não é mais sobre como a smart home vai acontecer, agora é como remover barreiras para a sua adoção”, afirma Igor Richter, representante da GfK.

O que mais empolga a galera?


1. Otimizar gasto de energia 2. Monitoramento remoto de casa 3. Dispositivos que se comunicam uns com os outros


Principais barreiras


1. Alto preço 2. Questões de privacidade 3. Confiança em tecnologias atuais 4. Complexidade de uso 5. Perda de autonomia (ou dependência de aparelhos eletrônicos)6. Benefícios pouco claros


O que está em alta?

A GfK ainda afirmou que o mercado de produtos para a casa de pequeno porte cresce muito mais que os de grande porte, especialmente por causa da distribuição e do preço reduzido, além de focar em soluções de qualidade de vida: qualidade de sono, bem-estar e higiene, entre outras. A América Latina foi a região que mais fez esse setor crescer em 2018.



Aspiradores de pó portáteis são uma das modas do mercado atual.



Entre os produtos de grande porte, a máquina de lavar roupa é a grande tendência. No pequeno porte, purificadores de ar são os produtos mais quentes. Outra tendência observada é a de “designed objects”, que são os eletrodomésticos que são bonitos, além de inteligentes. Geladeiras são os itens que mais avançaram nesse quesito.


...


O TecMundo conferiu a apresentação da pesquisa da GfK durante a IFA Global Press Conference 2019, na Andaluzia. Esse é o evento de preparação para a IFA 2019, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, que acontece em setembro em Berlim.






Fonte: tecmundo.

 
 
 

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